Sonhos e imperfeições

Por DAIGO OLIVA

Designer, produtora de objetos, diretora de arte e fotógrafa, a artista francesa Nathalie Melot condensou todas as suas habilidades em um pequeno projeto gráfico que simula processos químicos. Instáveis, os ingredientes desenhados por Melot para o ensaio “Dream On” foram fotografados de maneira publicitária, trazendo materialidade para sonhos e imperfeições.

Uma tabela periódica fantasiosa, nomeada com humor e sarcasmo, lista os elementos que podem ser misturados para atingir aspirações desejadas. Veja abaixo um pequeno texto da artista e as imagens criadas para a obra.

“Diante da dificuldade de realizar os meus sonhos, resolvi criar fórmulas mágicas que permitam tomar controle das nossas vidas. ‘Dream On’ é um espaço de pesquisa e experimentação, com o objetivo de alcançar idealizações com a maior perfeição possível. Para ser viável, um sonho deve ser ancorado na realidade. Ingredientes, tanto do mundo onírico quanto do real, devem ser misturados. Composta por quatro ingredientes essenciais, a mistura básica é adicionada a elementos para realizar um sonho específico (até agora, 46 deles foram usados para realizar sete sonhos).

Mas já que a vida tem uma vida própria… Sejam eles superficiais ou profundos, os sonhos nunca acontecem perfeitamente. Apesar do resultado obtido representar o sonho concretizado “tecnicamente”, ele nunca se apresenta exatamente da forma mais desejada. E pode até se tornar um pesadelo… A minha intenção com esse projeto é nos levar a perguntas sobre a fundação das nossas próprias aspirações e os meios que usamos para realizá-las. Os resultados também mostram a nossa impossibilidade de controlar a vida, incentivando a aceitá-la da forma que nos é oferecida…
E ver a beleza nas suas imperfeições.” 

 

 

Se seu sonho não está contido em nenhum dos elementos postados, você pode encontrar a lista completa no site da agora carioca Nathalie Melot.