Entretempos

Imagens diluídas em diferentes suportes

 -

Editado por Daigo Oliva, editor-adjunto do Núcleo de Imagem da Folha, o blog aborda os diferentes suportes da imagem, com ênfase sempre na fotografia.

Perfil completo

Publicidade

Pela culatra

Por DAIGO OLIVA

Tradução do inglês para “to shoot”: atirar, disparar, filmar, matar, lançar, arremessar, caçar, correr, deitar, desfechar, lançar com força, atravessar rapidamente, raiar de cor, vazar, tirar um instantâneo, tiro, rebento, fotografar.

“Cenas de crime” é uma série de fotografias do artista alemão Thomas Bachler.

Uma pinhole é disparada a partir de um tiro de ar comprimido, onde o furo provoca a entrada da luz e, consequentemente, a formação da imagem, agora marcada pela bala. O projeto teve como inspiração um trabalho em que Bachler teve acesso a uma série de fotografias criminais.

Em 2011, “Cenas de crime” foi exposto em Madrid no centro cultural La Casa Encendida, onde adaptou parte do espaço expositivo para comportar um mini estúdio fotográfico. O visitante poderia então sentir a sensação de ser fotografado por uma arma.

Para entender o processo, há uma matéria da tv espanhola com um fundo musical bizarro da antiga série de ficção científica “Arquivo X” aqui. Ah, o jornalismo…

Blogs da Folha