Percorrer o espaço e a si mesmo

Por DAIGO OLIVA

Em setembro, uma das metades do Entretempos publicou na Ilustrada sobre o fotógrafo Fabiano Rodrigues.

Ex-skatista profissional, o artista criou uma série de autorretratos onde percorre o espaço e registra a si mesmo, à distância, por meio de um controle remoto.

Nomeada “Self”, o conjunto de fotos ganhou força, foi amadrinhada por ninguém menos que a cultuada artista de performance Marina Abramović, venceu o prêmio Aquisição em uma das edições da SP-Arte do ano passado e sua obra foi comprada pela Pinacoteca.

Logo depois, Fabiano foi convidado a realizar os mesmo autorretratos dentro da própria Pinacoteca. Pouco?

O artista acaba de realizar as “performances de skate” em um outro ponto icônico de São Paulo e também em Buenos Aires.

Além das primeiras imagens no Memorial da América Latina, Oca e no Auditório Ibirapuera, construções de Niemeyer, Rodrigues ampliou o espectro de arquitetos e produziu novas imagens na fachada do Hotel Unique, projeto de Ruy Ohtake.

Na Argentina, assim como na Pinacoteca, o fotógrafo se apropriou do Malba, Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. Por intermédio da artista Marina Zumi, Fabiano pôde percorrer o museu argentino dentro de seu horário de visitação, aberto ao público.

“O pessoal do museu estava com muito medo de danificar alguma coisa, mas estavam super empolgados com a produção. Por isso, a primeira foto aconteceu com pessoas interagindo no espaço. Foi natural, as pessoas não estavam nem aí para o que estava acontecendo, gostei disso”, explica o fotógrafo.

Fabiano concedeu ao blog em primeira mão as imagens realizadas no Malba e também na faculdade de Direito de Buenos Aires, que você confere logo abaixo.

Para ver mais imagens de Fabiano Rodrigues, é só clicar aqui.

O material produzido pelo artista na fachada do Hotel Unique fará parte da Mostra São Paulo de Fotografia, evento que ocorre no dia 25 de janeiro de todo ano, aniversário da cidade.