IV Mostra SP de Fotografia

Por DAIGO OLIVA

Mercenárias, em 1984, por Rui Mendes

Rui Mendes é o grande destaque da quarta edição da Mostra SP de Fotografia, que acontece a partir do dia 25 de janeiro.

Um dos maiores fotógrafos de música do país, Rui apresentará cerca de 30 imagens feitas na década de 80, que retrata, em sua maioria, integrantes do punk paulistano.

Redson, Clemente, João Gordo, Mercenárias e até os ingleses do Siouxsie and the Banshees se misturam a nomes menos conhecidos, mas que carregam em seus retratos toda estética punk e new wave da época.

Muito lembrado pelas capas de discos de grande parte das bandas brasileiras de rock dos anos 80, Rui não só registrou como também foi responsável por parte da construção visual destes conjuntos, onde poses, trejeitos e roupas eram habilmente conduzidas pelo fotógrafo.

Na Mostra SP, o fotografo irá apresentar fotografias da rotina do punks pelas ruas e casas noturnas da cidade, registros de shows e retratos.

A exposição de Rui acontecerá no Espaço Cult, na Vila Madalena, mas a mostra se espalha por todo o bairro. Galerias, bares, lojas, restaurantes e muros da Vila receberão cerca de 30 exposições até o dia 24 de fevereiro.

Além das mostras, o Instituto Moreira Sales promoverá uma série de debates a partir do dia 28, com mediacão de Thyago Nogueira, editor da revista Zum. Outra atividade, vcmostrasp, coordenada pelo coletivo Cia de Foto, conta com a participação do público e formará um álbum de fotos em homenagem a cidade.

Marsilac, 2012, por Gabo Morales

Confira alguns dos nomes confirmados para esta edição da Mostra SP de Fotografia: Adi Leite, Adriana Vichi, Alícia Peres, Arquivo Público do Estado, Cia de Foto, Claudio Edinger, Fabiano Rodrigues, Fernando Schmitt, Flávio Samelo, Gabo Morales, Guilherme Isnard, Gustavo Gomes, Hildegard Rosenthal, Hilton Ribeiro, Leão Serva, Lúcia Guanaes e Marc Dumas, Luiza Sigulem, Márcia Alves, Marcelo Arruda, Maurício Nahas, Nelson Kon, Paulo Batalha, Raquel Brust, Renato Custódio, Renato Stockler, Roberto Wagner, Rui Mendes, Sheila Oliveira e Tuca Vieira.

A curadoria da mostra é realizada por Mônica Maia, Fernando Costa Netto, Armando Prado, Alexandre Belém e Georgia Quintas.

Confira o blog oficial da Mostra SP de Fotografia aqui