De Dentro #6

Por DAIGO OLIVA

A convidada dessa semana do De Dentro é a galerista Mônica Maia.

De dentro para mim é algo que a gente vai buscar lá no fundo… Ou lá de algum tempo. Este convite me levou a uma foto do projeto “Olhares Guardados”, que tenho feito desde que minha mãe morreu. Visito fotos no álbum de família e imagino que imagens estavam guardadas com ela.

Na verdade, recrio uma memória imaginária através das minhas lembranças e do desejo delas serem compartilhadas nessa experiência de criar um outro álbum a partir das relações e dos tempos passado e presente.

Não me vejo em outro lugar, ou seja, na cidade gigante, mas passei muitos anos da minha vida entre uma fazenda e uma cidade do interior do Paraná. Depois, em São Paulo, moramos muito tempo em uma chácara, sempre longe da vida urbana. Meu sonho era acordar e poder comer um pão fresco de padaria. Hoje lembro do cheiro do pinhão no fogão a lenha.
Nesta foto, estou com meu irmão mais velho Ayrton.

Mônica Maia inaugurou em 2012 a DOC Galeria, escritório e espaço expositivo dedicado à fotografia. É produtora executiva da Mostra São Paulo de Fotografia, além de prestar consultoria de banco de imagens corporativos por meio da Revelar Brasil.

Toda segunda, o Entretempos publica a seção De Dentro –uma pessoa elege uma imagem importante em sua vida (uma fotografia, um quadro, uma capa de disco, um postal, o que vier a cabeça) para relembrar memórias e sensações ou relatar o porquê daquela figura ser tão fundamental.