De Dentro #8

Por DAIGO OLIVA

O De Dentro dessa semana é da cantora Lulina.

Vi esse quadro pela primeira vez em 2003, em uma exposição na Pinacoteca. Na época, era viciada no número 13 e em todas as suas combinações possíveis.

Quando vi os números pintados no quadro (13, 5+8=13 e 31, que é 13 ao contrário), tive a sensação de que aquilo era um sinal: indicava que não voltaria para Recife tão cedo, mesmo estando só de férias em São Paulo e de ter a passagem de volta marcada para a semana seguinte.

O fato do quadro se chamar “São Paulo” só aumentava as minhas suspeitas. Alguns dias depois, me ofereceram um estágio de um mês na cidade, que virou emprego e cá estou eu fazendo 10 anos de São Paulo.

No meu primeiro contracheque, a imagem impressa no verso era justamente a desse quadro de Tarsila. Tenho um carinho grande por essa pintura, que marcou com ares de teoria da conspiração uma transformação repentina e importante na minha vida.

Lulina, ou Luciana Lins, é cantora. Gravou em 2009 o álbum “Cristalina” e criou o projeto “Minimecenas” que, a partir de financiamento coletivo, visa garantir mesadas a músicos em troca de discos, faixas ou agrados em primeira mão.

Toda segunda, o Entretempos publica a seção De Dentro –uma pessoa elege uma imagem importante em sua vida (uma fotografia, um quadro, uma capa de disco, um postal, o que vier a cabeça) para relembrar memórias e sensações ou relatar o porquê daquela figura ser tão fundamental.

Gostou? Confira os outros De Dentro: Daniel Klajmic, Mônica Maia, Nazareno Rodrigues, Beto Brant, Manuel da Costa Pinto, Marcos Augusto Gonçalves e Cassiano Elek Machado.