A avenida é de vocês

Por DAIGO OLIVA

O Carnaval começou mais tarde para o Entretempos.

Mas nem por isso a gente vai deixar a festa passar em branco. De hoje até quinta-feira, o blog publica três séries de fotógrafos que abordaram o Carnaval em seus trabalhos.

O primeiro deles é a imersão emocional de Filomena Chiarella e o registro do samba onde quer que ele estivesse.

São 10 lindas imagens editadas especialmente pela fotógrafa que guardou o Carnaval de SP desde os anos 70.

Praqueles que passaram da conta, o melhor antídoto da ressaca começa aqui.

Bom carnaval!

_ _

“A emoção de ouvir o locutor gritar “Atenção, pessoal da Escola de Samba…, a avenida é de vocês” é algo indescritível.

Esta emoção foi vivida por mim e por mais milhares de pessoas ao longo destes 25 anos em que estive, primeiro na Av. Tiradentes e depois no Sambódromo, fotografando.

O que eu buscava? Antes de mais nada captar esta emoção; depois, queria muito poder devolver para os integrantes das escolas estes momentos roubados da emoção deles.

Nos primeiros 15 anos eu fotografava todos os dias, não importando se era bloco, escola de primeiro grupo ou terceiro, tenho até registro de apresentações em bairros. Nunca busquei as imagens de revista ou televisão.

Fazer pequenas ampliações no meu laboratório e, conforme ia encontrando os sambistas no ano seguinte, devolver a eles a emoção do ano passado. Fazer exposições sempre contando com a presença dos integrantes de várias escolas de samba foi o jeito que achei de relembrar e compartilhar novamente estas emoções.

Estar na avenida junto a estes maravilhosos sambistas durante todos estes anos é um dos maiores tesouros que o Carnaval de São Paulo me deu. Isso e o carinho que tenho por ele ainda hoje, apesar de bastante modificado, ficaram”.

– Filomena Chiarella

_ _

Excepcionalmente esta semana, o “De dentro” não será publicado.