De Dentro #13

Por DAIGO OLIVA

O De Dentro dessa semana é do galerista Eduardo Leme.

A capa deste livro sempre me traz muitas recordações. Ganhei de meus avós em um aniversário há mais de 25 anos. Naquela época, eu não estava muito interessado em artes, e meu foco era muito mais em encontrar um emprego do que qualquer outra coisa.

Meus avós então escreveram, cada um deles, uma dedicatória e votos distintos. Achei o presente estranho na época, não era bem o que eu estava imaginando, mas com o passar dos anos cada vez que vejo a caligrafia, a visão e a sensibilidade que tinham, entendo o que queriam me dizer.

Da liberdade de viver em uma casa de árvore como Krajcberg, da importância de perceber a riqueza em coisas simples, de transformar folhas e galhos em algo mais e de conseguir me passar esta mensagem. Não sou um grande conhecedor de Krajcberg, nem nunca tive uma obra dele, mas seguramente o símbolo que este livro tem para mim fez com que começasse a me interessar por artes plásticas e entender mais o significado da liberdade.

Eduardo Leme é galerista. Em 2004, inaugurou a Galeria Leme, em prédio projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Entre os artistas representados figuram David Batchelor e Luiz Braga.

Toda segunda, o Entretempos publica a seção De Dentro –uma pessoa elege uma imagem importante em sua vida (uma fotografia, um quadro, uma capa de disco, um postal, o que vier a cabeça) para relembrar memórias e sensações ou relatar o porquê daquela figura ser tão fundamental.

Gostou? Confira os outros De Dentro: Renata Simões, Cassiana Der Haroutiounian, Juliana Freire, Daigo Oliva, Lulina, Daniel Klajmic, Mônica Maia, Nazareno Rodrigues, Beto Brant, Manuel da Costa Pinto, Marcos Augusto Gonçalves e Cassiano Elek Machado.