Instantâneas

Por DAIGO OLIVA

Deslocamento – Começa hoje a 1ª Mostra Itinerante de Videoarte, uma parceria entre a Fundação Bienal e o SESI-SP. A mostra apresenta obras de sete artistas presentes na última edição da Bienal -Alberto Bitar, Daniel Steegmann, Iván Argote, Marcelo Coutinho, Nino Cais, Patrick Jolley e Thomas Sipp- agora em versão deslocada para o prédio do SESI, na Avenida Paulista. Confira o cronograma de exibições e a programação completa clicando aqui.

Júri Big Brother – O que há de mais legal nessa semana na fotografia? Acompanhar em tempo real a atuação do júri do POY Latam [Photo of The Year], que acontece este ano em Fortaleza. Discussões, “sim” e “não” aos montes e uma retrospectiva do que aconteceu na fotografia latino-americana entre 2011 e 2012. Vencedores já apareceram nas categorias de “Vida Cotidiana”, mas o concurso e a transmissão online continuam. Para ver é só clicar aqui.

Na foto de Rodrigo Abd, segundo colocado na categoria “Vida Cotidiana – Individual” do POY Latam 2013, homem tenta consertar cano quebrado em Caracas, na Venezuela. O primeiro lugar também é muito bom, mas Abd é o preferido de uma das metades do blog.

Correspondências – Com curadoria de Rodrigo Naves e Heloisa Espada, inaugurou ontem, no Instituto Moreira Sales de São Paulo, a exposição “Raphael e Emygdio: dois modernos no Engenho de Dentro”. São 100 obras de Raphael Domingues e Emygdio de Barros, diagnosticados como esquizofrênicos e que, acompanhados pelo artista Almir Mavignier, frequentaram o ateliê de artes do então Centro Psiquiátrico Nacional, no Rio. Para saber mais sobre a mostra e ainda ver cartas entre os artistas é só clicar aqui.

Tolstói fotográfico – “War and Peace”, de Melissa Cacciola, apresenta 48 dípticos de militares e veteranos de guerra dos EUA. Colocados lado a lado, na figura uniformizada e em seus trajes civis, revelam o contraste entre o “papel no serviço militar e a identidade em um mundo contemporâneo, que está em constante mutação cultural e política”. A exposição, que acontece até o dia 27, pode ser conferida no United Photo Industries, em Nova Iorque. Para saber mais é só clicar aqui.