Entretempos

Imagens diluídas em diferentes suportes

 -

Editado por Daigo Oliva, editor-adjunto do Núcleo de Imagem da Folha, o blog aborda os diferentes suportes da imagem, com ênfase sempre na fotografia.

Perfil completo

Publicidade

De Dentro #18

Por DAIGO OLIVA

O De Dentro dessa semana vem com manual de instruções. Primeiro você clica aqui. Clicou? Agora deixe o Beach House carregar. Quando começar a música, aí então você pode seguir pelo bonito relato de Thais Gouveia.

Nossas meninices

Quando tinha uns quatro anos, meus pais costumavam levar eu e minha irmã Nathalia (que tem dois a mais que eu) para passear em Poços de Caldas, Minas Gerais. As vagas lembranças que tenho da época são frutos de fotos da gente vestindo conjuntinhos coloridos sentadas em charretes puxadas por cabras, correndo atrás de pombas e outras coisas do tipo.

Mas a imagem que sempre me tocou mais –e que me veio à tona pela semelhança de humor com essa da Nelli Palomaki– era uma em que estávamos agachadas com nossas carinhas emburradas e afundadas entre as mãos no meio de um bosque.

Era nossa forma de protesto. Me fez recordar o sentimento de cumplicidade que desde aquela época já nutria com minha irmã. Tudo em volta podia estar tedioso, mas a presença dela sempre me trazia uma alegria interior que me ajudava a transcender a mais chata das situações que os adultos impunham pra gente. Ela sempre foi muito generosa e atenciosa. Vivia tentando facilitar as coisas pra mim e ainda tinha dezenas de ideias, planos e tudo que eu precisava fazer era me jogar neles com ela.

Certa vez armou uma “cama elástica” com cobertores e cadeiras da sala de jantar da minha vó. Depois de tudo montado, me disse apenas: “Tudo pronto, pode pular!” – e eu me lancei sem nenhuma hesitação (o que me rendeu segundos de felicidade e uma pequena cicatriz na cabeça).

Também teve noites de mil penteados (que nos obrigavam a acordar nossa mãe Esther às quatro da manhã para desembaraçar nossos cabelos), dias de tentativas de reproduzir aquela engenhoca do vídeo de abertura do Rá-Tim-Bum, arquiteturas de cidades infinitas de Lego. 

Era um tempo em que a gente se bastava. Hoje ela está com 30 anos. E, com uma pequena pontada no coração, constato que nos vemos pouco. Menos do que a gente gostaria, mas o suficiente para que não nos percamos de vista. Centradas em trilhar nossos caminhos (iluminados pelos resquícios de nossos risos de criança), vamos seguindo em frente aceitando os intervalos de encontros e de tempos incertos. Mas sem perder a eterna sensação de estarmos lado a lado, mãos dadas, prestes a correr em direção ao mar.

Thais Gouveia é editora de fotografia da revista “Lola”.

Toda segunda, o Entretempos apresenta a seção De Dentro –uma pessoa elege uma imagem importante em sua vida (uma fotografia, um quadro, uma capa de disco, um postal, o que vier a cabeça) para relembrar memórias e sensações ou relatar o porquê daquela figura ser tão fundamental.

Gostou? Confira os outros De Dentro: Peri Pane, Isabelle Moreira Lima, o pintinho, Filipe Redondo, Eduardo Leme, Renata Simões, Cassiana Der Haroutiounian, Juliana Freire, Daigo Oliva, Lulina, Daniel Klajmic, Mônica Maia, Nazareno Rodrigues, Beto Brant, Manuel da Costa Pinto, Marcos Augusto Gonçalves e Cassiano Elek Machado.

Blogs da Folha