Entretempos

Imagens diluídas em diferentes suportes

 -

Editado por Daigo Oliva, editor-adjunto do Núcleo de Imagem da Folha, o blog aborda os diferentes suportes da imagem, com ênfase sempre na fotografia.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guia da nova fotografia espanhola

Por DAIGO OLIVA

O espanhol Ricardo Cases está no Brasil para uma série de cursos e palestras sobre reflexão autoral e produção fotográfica que vem ministrando desde o fim da semana passada.

Autor de “Paloma Al Aire”, livro de fotos que narra surreais corridas de pombas coloridas pela Europa e “La Caza del Lobo Congelado”, sobre grupos de caçadores, Cases, 41, é também membro do coletivo BlankPaper e um dos mais ativos fotógrafos da Espanha.

Ao falar sobre a produção fotográfica em seu país, o espanhol parece um empolgante rolo compressor de referências e ideias que se transformam em exposições, vídeos e fotolivros, este último talvez o formato de expressão mais completo para um fotógrafo na atualidade.

A pedido do Entretempos, Cases fez um pequeno mapa da nova fotografia espanhola. Blogs, coletivos, escola de fotografia, fanzines, revistas e até uma loja de livros online está presente em sua lista, que não inclui nomes de fotógrafos.

“Não quis falar de fotógrafos, mas de movimentos que sempre protagonizam fotógrafos”.

Hoje, a partir das 17h, Cases participa do “II Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia” no MIS, onde falará sobre trabalhos autorais.

Vai lá!

_ _

BLOGS
_ _

30Y3

“30Y3” apresenta trabalhos de fotógrafos contemporâneos. Seu objetivo é formar, ao mesmo tempo, um arquivo e uma plataforma onde é possível descobrir novos talentos fora dos circuitos tradicionais de arte.

*

Have a Nice Book

“Have a Nice Book” é o projeto sobre livros de Yosigo (que já apareceu aqui no Entretempos) e Salva López. Dois fotógrafos e apaixonados por publicações de fotografia que registram os livros sendo “lidos”. De grandes clássicos a obras independentes, passando por fanzines, o blog quer criar uma biblioteca online em formato de vídeo.

[vimeo 66457078 nolink]

*
Blog en Bruto

Textos do fotógrafo Jon Uriarte em espanhol e inglês, “dependiendo de mi tiempo libre”. 😉

*

Cien Ojos

Dedicada a dinamização cultural em torno da fotografia. Além do blog, desenvolvem leituras de portfolios e bolsas de estudo, assessoram e colaboram com diversas organizações e realizam atividades de formação, além do projeto de uma linha editorial.

*

Asuntos Fotograficos

Blog de Carlos Spottorno, que desde 2008, escreve postagens semanais sobre artistas e questões relacionadas a fotografia.

_ _

EDITORAS
_ _

Bside Books

Projeto editorial independente cuja filosofia é servir de plataforma para a difusão de livros e edições limitadas relacionadas com o deslocamento urbano, a visão e interpretação do espaço produzido e/ou transformado por estes deslocamentos.

*

Standard Books

Fotografia se cruzando com outras disciplinas artísticas, um mundo de fontes documentais alternativas, de compulsão fotográfica e colecionismo de imagens. Trabalha com autores emergentes vinculados a cultura local.

*

Veinticuatro

Projeto editorial independente com base em Madri, desde 2011. Responsáveis pela publicação da revista de fotografia “EFE24”.

*

Siete de un Golpe

Estúdio de edição de arte dedicado a impressão de obras gráficas e de fotografia, produção de livros e coordenação de exposições.

“Este seu Olhar”, livro da brasileira Maíra Soares, editado pela Siete de un Golpe.

*

Atem Books

Desde 2009, publicando fotografia, ilustração, desenho contemporâneo, poesia e ensaios de artistas emergentes ao redor do mundo.

*

Cal Isidret

Criado pelos fotógrafos Aleix Plademunt, Juan Diego Valera e Roger Guaus 
para publicar seus próprios trabalhos.

*

Phree

Editora especializada em fotografia documental em primeira pessoa.

*

Fiesta Ediciones

Comandando pela dupla N2 -Natalia e Nerea-, Fiesta Ediciones é uma editora independente que aposta em livros e fanzines de novos autores.

“Ukraina Pasport”, de Federico Clavarino, editado pela Fiesta.

*

Book in Progress

Fórum criado para fomentar a interrelação entre compradores, empresas e profissionais independentes vinculados com a produção e distribuição de livros de fotografia.

_ _

COLETIVOS
_ _

Fotoaplauso

A principal característica do coletivo é o desenvolvimento da atividade nas ruas da cidade através de projeções, combinando nomes consagrados com artistas emergentes.

*

Omnivore Photo

Coletivo de Murcia formado pelos fotógrafos Agus Bres, Blanca Galindo, Gustavo Alemán, Juanan Requena, Julián Garnés e Pascual Martinez.

*

No Photo

No Photo é um coletivo de fotografia contemporânea nascido em 2005 com o objetivo de viabilizar projetos individuais e coletivos não convencionais.


“Notas Manuscritas”, foto de Eva Sala, integrante do No Photo.

*

El Cíclope Mecanico

Criado em 2006, El Cíclope Mecánico (eCM) é um coletivo de profissionais vinculados a fotografia, imagem e aos meios audiovisuais. Nasce com a organização de “Las Baladas del Cíclope”, projeções de fotografia que ajudaram na construção do festival SevillaFoto.

*

Pandora

Formado por fotógrafos documentais que, em 2007, decidiram se unir para mostrar distintos aspectos do mundo contemporâneo. Se interessam por questões sociais e do meio ambiente a partir de uma perspectiva global.

*

Phacto

Diálogos interculturais em torno de temas contemporâneos usando a fotografia documental. 
O coletivo pretende criar espaços de reflexão, onde se coloquem em comum vivências, ideias e experiências.

*

BlankPaper

O primeiro coletivo de fotografia criado na Espanha. Nasceu em 2003 para servir de plataforma e meio de divulgação do trabalho de sete fotógrafos. Daí surgiu a ideia, em 2006, de montar uma escola de fotografia, com sedes em Madri, Valencia e Castellón.

Parte expositiva da escola de fotografia e coletivo BlankPaper.

_ _

PUBLICAÇÕES E DISTRIBUIÇÃO
_ _

VA!

A cada número da revista semestral VA!, quatro projetos fotográficos contemporâneos de diferentes autores são selecionados, sem premissas de ordem temática ou de gênero. É gratuita e distribuída através de coletivos, escolas, livrarias, museus, galerias e festivais.

*

Dalpine

Fundada em 2010, Dalpine é uma livraria online especializada em publicações independentes de fotografia. Seu objetivo é fazer com que os livros sejam facilmente acessíveis a todo o mundo. Sua sede está em Madri.

_ _

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.

Blogs da Folha