Instantâneas

Por DAIGO OLIVA

Maria no MAM – Abre para visitação no dia 12, no MAM, em São Paulo, a exposição “Metamorfoses”, de Maria Martins. Além das célebres esculturas como “O Impossível” e “Uirapuru”, integram ainda a mostra pinturas, gravuras e textos da autora. A curadoria é de Veronica Stigger, que também participou da luxuosa edição da Cosac Naify sobre a artista. Para saber mais é só clicar aqui.

PhotoQuai – Saiu a lista dos 40 fotógrafos confirmados para o PhotoQuai 2013. Essa é a quarta edição do festival que acontece em Paris, a partir de 17 de setembro e reúne trabalhos de autores não-europeus. Três brasileiros foram selecionados: os mineiros João Castilho, Pedro David e Gustavo Lacerda, famoso pelo lindo trabalho dos albinos. O evento ainda conta com outros destaques como os ensaios de Alejandro Cartagena e da russa Evgenia Arbugaeva. Para conferir a lista completa é só clicar aqui.

“Car Poolers”, de Alejandro Cartagena. Embora dê a impressão de latinos atravessando fronteiras ilegalmente, a série mostra trabalhadores da construção civil indo ao serviço.

Sagrados“Nós sempre estivemos mais interessados no ecossistema no qual a fotografia funciona do que nas espécies em si (…) Somos fascinados pela forma como as imagens são produzidas, mas também como são disseminadas e como afetam a maneira como eventualmente são lidas”. Já faz um mês que a entrevista com a dupla Adam Broomberg and Oliver Chanarin foi publicada, mas as falas destes artistas são atemporais. No Lightbox, blog de fotografia da Time, os fotógrafos falam sobre “Holy Bible”, novo trabalho que, antes mesmo de ser publicado, já recebeu o primeiro lugar do Deutsche Börse Photography deste ano. Não é para menos. Para ler a entrevista completa é só clicar aqui.*

Fotodocs – O feriado em São Paulo acabou de passar, mas logo menos o fim de semana vem aí. O site americano PetaPixel publicou uma enorme lista de documentários sobre fotografia e fotógrafos. De Helmut Newton e Diane Arbus a Bill Cunningham, Gregory Crewdson e Vivian Maier, a seleção ainda indica séries de tv como o fantástico Witness e filmes dirigidos por fotógrafos. Dá pra passar os dois dias inteiros no sofá. Para conferir a lista é só clicar aqui.

* Dica de Filipe Redondo. Obrigado!

_ _

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.