Instantâneas

Por DAIGO OLIVA

Eterno – Morreu hoje, aos 92, em Buenos Aires, o artista plástico León Ferrari. Responsável por extensa produção de conteúdo político e social, o argentino foi um dos grandes críticos da Igreja Católica e do mercado de arte. Em 2004, Ferrari chegou a “brigar” com o então cardeal Jorge Bergoglio -atual papa Francisco-, que classificou sua mostra “Retrospectiva: Obras 1954-2004”, como “blasfêmia”. Após receber o Leão de Ouro de Veneza, em 2007, Ferrari declarou que “antes, minha obra não valia quase nada, era muito barata. Agora, ela vale muito mais do que eu mesmo acho. Aliás, pelos valores que estão aí, nunca compraria um quadro meu”. Muito além das fortes declarações, o artista ficará marcado por obras em diferentes suportes -gravuras, esculturas, instalações, entre outros- que atacam setores conservadores e pela trajetória de repulsa ao governo militar argentino (1976-1983), período no qual se exilou no Brasil. O Entretempos registra aqui sua grande admiração por León Ferrari. Uma ótima e polêmica entrevista do artista pode ser conferida clicando aqui.

Eterno 2 – No próximo sábado (27), a Pinacoteca inaugura “Butterflies and Zebras”, do fotógrafo Mario Cravo Neto. A mostra reúne 250 fotografias inéditas feitas entre 1969-1970, período em que o artista viveu em Nova York. Com curadoria de Diógenes Moura, a exposição ainda traz 45 imagens que integram a série “O Fundo Neutro e Seus Personagens”, célebre trabalho do artista. Concebida originalmente desde 2006, “Butterflies and Zebras” será inaugurada quase 4 anos após a morte de Cravo Neto. Para saber mais é só clicar aqui.

Fórum latino – As inscrições para os workshops e Leitura de Portfólio do III Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo vão até 16 de agosto. O evento, que ocorre entre 16 e 20 de outubro, no Itaú Cultural, reunirá professores, curadores e pesquisadores de várias partes do mundo para analisar os portfolios enviados para o site oficial do fórum. Para saber mais das atividades, workshops e inscrições é só clicar aqui.

Inez & Vinoodh – Parceiros há 25 anos, o casal holandês Inez & Vinoodh expõe em Beverly Hills, na Gagosian Gallery, até 23 de agosto. Conhecidos pelo fantástico trabalho na fotografia de moda, os artistas utilizam a manipulação de imagem e influências do surrealismo e da pop art para transformar trabalhos comerciais em verdadeiras obras autorais. Em 2011, a dupla realizou uma pequena mostra durante uma das edições da São Paulo Fashion Week. Para saber mais é só clicar aqui.

_ _

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.