Instantâneas – Maior evento espanhol de fotografia desembarca no Brasil em outubro

Por DAIGO OLIVA

Versão brasileira – O PHotoEspaña, um dos maiores festivais de fotografia do mundo e o mais importante da Espanha, desembarcará no Brasil. A partir de 23 de outubro, quatro exposições, workshops e leituras de portfolios serão realizadas no Sesc Consolação. Dois destaques são imperdíveis: a fantástica nudez e violência de Alberto García-Alix e a exposição coletiva (Re)Presentaciones, que reúne 14 fotógrafos emergentes latino-americanos, entre eles dois brasileiros -Ilana Lichtenstein e a Galeria Experiência. Para saber mais é só clicar aqui.

A rua é cruel – O trailer já dá uma coceira danada. “Everybody Street”, documentário da americana Cheryl Dunn, retrata a vida e o trabalho dos maiores nomes da fotografia de rua de Nova York. Elliott Erwitt, Bruce Gilden, Joel Meyerowitz, Mary Ellen Mark, Ricky Powell, Boogie e muitos outros célebres nomes estão no filme que ainda deve demorar para estrear, mas promete ser uma das montagens mais empolgantes sobre o assunto. Para encontrar o trailer, fotos e informações de “Everybody Street” é só clicar aqui.

Substituto – O Instituto Moreira Salles anunciou o substituto do vencedor da bolsa de fotografia promovida pela revista ZUM. No lugar de “360m2”, de Pedro David, outro mineiro foi escolhido: o multi premiado João Castilho e o ensaio “Zoo”. Segundo o IMS, o primeiro resultado do edital foi revogado porque “360m2” não atende aos requisitos de ineditismo da bolsa. O valor da premiação é de R$ 65 mil para o desenvolvimento do projeto.

Elas – O Museum of Fine Arts de Boston inaugurou esta semana a exposição “She Who Tells a Story”, reunião de ensaios de fotógrafas do Oriente Médio, especialmente do Irã, como Shadi Ghadirian, que ilustra as duas imagens abaixo. Para saber mais é só clicar aqui.

_ _

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.