Instantâneas – Instituto Moreira Salles traz a obra de Luigi Ghirri ao Brasil

Por DAIGO OLIVA

Em novembro – O ensaísta inglês Geoff Dyer, autor de “O Instante Contínuo”, estréia como colunista no site da revista ZUM. O primeiro texto relembra uma memória a partir de uma fotografia do genial Luigi Ghirri. Além da ótima história, uma outra novidade escondida no link é que o Instituto Moreira Salles trará ao Brasil, em novembro, uma exposição dedicada ao italiano. Conhecido pelas bucólicas imagens de “Kodachrome”, sua maior obra, as fotografias de Ghirri virão primeiro a São Paulo e, em fevereiro, ao Rio. Para ler o texto de Dyer é só clicar aqui.

Bilha muito – “Reflektor”, novo clipe da banda canadense Arcade Fire é dirigido por ninguém menos do que o incomparável fotógrafo Anton Corbijn. Diretor de “Control”, filme que conta a história do Joy Division e autor de retratos marcantes de músicos como Miles Davis, Tom Waits e Henry Rollins, Corbijn traz o famoso preto e branco de suas fotografias para um divertido vídeo com espelhos e máscaras cabeçudas. Para ver o clipe é só clicar aqui.

Enfim – “Karma”, livro do espanhol Óscar Monzón finalmente está pronto. O projeto, que retrata a fusão de carros e seus proprietários por meio de flagrantes de consumo de drogas, sexo ou apenas o tédio do trânsito, promete ser um dos melhores lançamentos do ano. Concebido em 2009, “Karma” discute intimidade, sensação de poder e liberdade que um dos maiores símbolos contemporâneos –o automóvel– supostamente traz. Para saber mais é só clicar aqui. Para comprar no Brasil, o livro poderá ser encontrado aqui.

Vai lá! – O leitor assíduo (?) do Entretempos já deve conhecer de cabo a rabo o blog-referência “Conscentious”, do alemão Jörg Colberg. A publicação está com inscrições abertas para a competição de portfolios 2013 do blog. Aos mercenários, o prêmio não distribui nada monetariamente, mas você pode ter seu trabalho avaliado e publicado por um dos críticos de fotografia mais bacanas da atualidade. Vale a brincadeira. Todas as informações estão aqui.

_ _

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.