Es una cosa muy seria

Por DAIGO OLIVA

Foi com uma frase de Robert Capa que o festival Paraty em Foco deste ano começou. “Es una cosa muy seria, es una cosa muy seria.” A sentença dita pelo fotógrafo foi repetida pelo curador Cassiano Elek Machado para comemorar a abertura da nona edição da mostra.

Mas o “muy serio” de Capa foi rapidamente trocado pelo humor ácido e a objetividade de Cristina de Middel, autora do sucesso “The Afronauts”. Em pouco mais de uma hora, a artista espanhola, entrevistava por Cassiano, falou sobre seu processo de criação, as ideias por trás dos dois livros que acaba de lançar e as quebras de linguagem que promove a partir do reforço de clichês.

Se em “Afronauts” a fotografia documental bateu de frente com a ficção, no livro seguinte, em que reencena o musical “Wide Side Story”, a fotografia de rua é encenada. Já em seu novo trabalho, “Party”, a releitura do livro vermelho de Mao Tse-Tung é banhada em ironia.

Mesmo que não recorra a textos em seus trabalhos anteriores —“Se você escolhe fotografias para contar uma história, parece-me estranho usar textos para explicar imagens”–, em “Party”, a relação entre escrita e fotografia é indissociável.

De Middel censurou partes do texto original de Mao usando corretivo líquido e, assim, criou novas frases. Passagens como “se há uma revolução, ela precisa ser uma festa” são editadas ao lado de imagens como a de uma chinesa sorridente e dançante com seu celular a tiracolo.

Já o “party” do título é um clara ironia com a palavra e suas possíveis traduções –pode ser tanto “festa” quanto “partido”, este último uma coisa “muy seria’ na China.

Na Praça Santa Rita, no centro histórico de Paraty, uma exposição de “The Afronauts” foi montada com cubos luminosos e um foguete. Cristina se encanta com a montagem.

Esse é só o primeiro dia do Paraty em Foco 2013, que terá mais eventos nesta quinta-feira de sol ainda tímido, mas bem menos cinza do que no dia de sua abertura.

Até!

***

As duas metades do Entretempos são os curadores convidados do blog oficial do festival de fotografia Paraty em Foco 2013.

_ _

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.