Entretempos

Imagens diluídas em diferentes suportes

 -

Editado por Daigo Oliva, editor-adjunto do Núcleo de Imagem da Folha, o blog aborda os diferentes suportes da imagem, com ênfase sempre na fotografia.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Depois de dez anos, pioneiro coletivo Cia de Foto anuncia separação

Por DAIGO OLIVA

Os membros do coletivo Cia de Foto comunicaram nesta quinta-feira (5) que não seguirão juntos. Após 10 anos, Rafael Jacinto, João Kehl, Pio Figueiroa e Carol Lopes, responsáveis por rejuvenescer a fotografia brasileira e elaborar um novo modelo de apresentação autoral, decidiram se separar.

Segundo Jacinto, a decisão já vinha se arrastando há quase um ano. “Eu estava deixando de fotografar para cuidar de negócios. Vivendo um expediente de escritório.” Além da produção autoral –o grupo faz parte dos artistas representados pela Galeria Vermelho–, a Cia realiza trabalhos ligados ao mercado publicitário. “Da mesma forma que nós apresentamos um jeito de ser fotógrafo no Brasil que não existia, nós agora terminamos esse ideal de viver juntos, trabalhar juntos, ser um corpo só”, explica.

O fotógrafo ainda ressalta que o desgaste da rotina foi um dos principais motivos da ruptura, mas que a mudança não impede que novos trabalhos sejam realizados entre membros do agora extinto coletivo.

A Cia de Foto inovou ao deixar de creditar suas imagens ao fotógrafo que registrou a imagem. Em seu lugar, o grupo assinava apenas o nome do coletivo. Com proposta estética marcante, as imagens eram identificáveis de maneira quase imediata. Antes de se separar por completo, eles ainda entregarão uma obra inédita, além de outros ensaios que, segundo Jacinto, já estariam prontos. “A banda acabou, mas os discos continuam por aí”.

_ _

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.

Blogs da Folha