Vem aí

Por DAIGO OLIVA

Voltamos!

Para começar, alguns dos destaques que você vai topar por aí em 2014.

Gustavo Lacerda
A série de imagens de albinos fotografados pelo mineiro Gustavo Lacerda deve finalmente ser lançada em forma de livro pela editora Madalena. As fotografias, que foram selecionadas pela coleção Pirelli/Masp em 2010, são um trabalho bonito sobre a relação entre fotógrafo e personagem. O livro vai para gráfica em fevereiro e deve ser lançado até o mês de abril deste ano.

Alberto Lizaralde
Em 2013, o espanhol Alberto Lizaralde produziu o protótipo de um fotolivro chamado “Everything Will Be OK”, que conta a história da morte de um amigo. A obra é feita de dípticos de objetos quebrados e registros de rostos tristes. O projeto, finalista do concurso da editora RM, deve se tornar livro.

Cristina de Middel
O frisson em torno da autora de “The Afronauts” não deve acabar tão cedo. No primeiro semestre, a fotógrafa espanhola vai lançar, pela editora mexicana RM, o fotolivro “Party”, uma brincadeira com “O Livro Vermelho”, de Mao Tse Tung. A ironia das possíveis traduções para “party” (pode ser tanto “festa” quanto “partido”) se arrastam pelas imagens. Para completar, a diretora Frances Bodomo está produzindo “Afronauts”, filme baseado na mesma história do professor de ciências da Zâmbia que sonhou construir o primeiro projeto espacial da África. O que deixa tudo ainda mais interessante é que a própria de Middel está dirigindo um filme sobre os afronautas ao lado do fotógrafo Pep Bonet e do editor Jose Bautista. Os dois trailers você vê abaixo.

Martin Parr e Gerry Badger
Os ingleses Martin Parr e Gerry Badger lançarão em março a terceira e última parte do índex gigantesco de fotolivros que a dupla vem catalogando desde 2004, quando saiu a primeira parte de “The Photobook: A History”. As imagens e  fichas explicativas sobre as obras são uma enorme contribuição para a fotografia e já geraram filhotes como “Fotolivros Latino-Americanos”, de Horacio Fernández, lançado nos mesmo moldes pela Cosac Naify.

Walker Evans e Seydou Keïta
A editora Cosac Naify vai lançar em abril mais dois volumes da coleção Photo Poche, composta por fotógrafos clássicos editados em pequenos livros que cabem no bolso. Dessa vez serão Walker Evans e Seydou Keïta. De um lado, um dos fotógrafos americanos mais cultuados de todos os tempos. De outro, o malinense que produziu retratos fantásticos de sua comunidade local.

_ _

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.