Entretempos

Imagens diluídas em diferentes suportes

 -

Editado por Daigo Oliva, editor-adjunto do Núcleo de Imagem da Folha, o blog aborda os diferentes suportes da imagem, com ênfase sempre na fotografia.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mostra SP começa amanhã com estreia da Academia Paulista de Fotografia

Por DAIGO OLIVA

Madalena – Assim como nos últimos quatro aniversários da cidade, começa amanhã a 5º edição da Mostra SP de Fotografia. Serão 35 exposições e 150 fotógrafos, todos espalhados pela Vila Madalena. E uma novidade. Às 11h, será anunciada a criação da “Academia Paulista de Fotografia”, projeto que visa incentivar o colecionismo de imagens. A primeira edição do programa reúne 12 artistas. São eles: Claudia Jaguaribe, Cia de Foto, German Lorca, Klaus Mitteldorf, Lalo de Almeida, Lucas Lenci, Mauricio Lima, Nelson Kon, Paulo Vainer, Roberto Wagner, Sheila Oliveira e Tuca Reines. As imagens, todas sobre a cidade de São Paulo, ficarão expostas na DOC Galeria até o dia 23 de fevereiro. No ano que vem, esses mesmos artistas indicarão outros nomes para dar continuidade à “Academia”. Para conferir a programação completa é só clicar aqui.

JR + Balé – Ainda há duas datas disponíveis para assistir às apresentações do New York City Ballet em colaboração com o fotógrafo francês JR. O espetáculo faz parte do segundo ano do projeto “Art Series”, que convida artistas de diferentes áreas para trabalhar com a companhia nova-iorquina. Desde 2011, JR realiza a série “Inside Out”, em que fotografa rostos de pessoas de comunidades pobres para estampá-los em impressões gigantescas em trens, muros e escadarias de diferentes cidades do mundo. Dá para ver um pouco da produção entre JR e o New York City Ballet no vídeo abaixo. Todas as informações você pode encontrar clicando aqui.

Em cores – Ao mesmo tempo em que Luigi Ghirri é tema de grande retrospectiva no Brasil e a obra de Saul Leiter é redescoberta, a fotografia colorida agora é a bola da vez. Duas exposições de nomes clássicos do preto e branco exibem imagens em cores, relegadas até então. No ICP (International Center of Photography) de Nova York, Robert Capa mostra registros de Pablo Picasso brincando com o filho no mar e do escritor Truman Capote ao lado da atriz Jennifer Jones, entre muitas outras lindas fotografias. No Centro de Arte de Campredon, na França, Robert Doisneau está em cartaz com as imagens da série “Palm Springs”, feitas na Califórnia da década de 1960. Para saber mais é só clicar aqui e aqui.

Pego no pulo – O fotógrafo mexicano Narciso Contreras, vencedor do prêmio Pulitzer em 2013, teve seu contrato com a agência de notícias Associated Press cancelado após admitir ter manipulado digitalmente uma fotografia feita na Síria. Na imagem original, uma câmera de vídeo é visível na parte inferior à esquerda do quadro. A fotografia foi modificada clonando outras partes do cenário e colando-as sobre a câmera. A prática de manipulação de imagem é condenável dentro dos princípios do fotojornalismo e a agência declarou ter verificado todas as outras 494 imagens do fotógrafo em seu arquivo. Ao site BuzzFeed, o mexicano se diz arrependido. “Tomei uma decisão errada quando removi a câmera… Estou envergonhado”, afirma. “Você pode olhar todos os meus arquivos e vai ver que este é um caso isolado, que aconteceu provavelmente num momento de estresse, em uma situação de dificuldade. Mas aconteceu e eu tenho que assumir as consequências”.

_ _

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.

Blogs da Folha