Entretempos

Imagens diluídas em diferentes suportes

 -

Editado por Daigo Oliva, editor-adjunto do Núcleo de Imagem da Folha, o blog aborda os diferentes suportes da imagem, com ênfase sempre na fotografia.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Fotografias de Eikoh Hosoe serão expostas pela primeira vez no Brasil

Por DAIGO OLIVA

Rolos de imagens – No próximo dia 26, o Sesc Consolação abre para o público a exposição “Corpos de Imagens”, que traz ensaios do fotógrafo japonês Eikoh Hosoe, 80. “Un Homme Rodin”, trabalho mais recente do artista, com registros de esculturas de August Rodin, estará na mostra, assim como as imagens feitas em colaboração com o escritor Yukio Mishima e os dançarinos de butô Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno. Parte da exposição será exibida no formato de longos rolos de imagens feitos de seda e washi –tipo de papel feito no Japão. Para saber mais é só clicar aqui.

Inverte tudo – Na semana passada, a Ilustrada abordou a retomada dos trabalhos coloridos de autores que tradicionalmente são associados ao preto e branco. Entre eles, Robert Capa, Robert Doisneau e Thomas Farkas. Uma das metades do Entretempos até escreveu um pequeno texto sobre o norte-americano Saul Leiter, pioneiro esquecido da cor na fotografia. Mas o mais interessante é que o “Lens”, blog de fotografia do “New York Times”, publicou uma série de imagens em preto e branco de Alex Webb, artista ligado ao… colorido. Para ver o post é só clicar aqui.

De cara – O vídeo correu a internet inteira na última semana, mas é fantástico. Quem não viu, pode deixar o queixo cair com as imagens do fotógrafo e pintor hiper-realista Chuck Close para a edição de março da revista “Vanity Fair”. 20 artistas hollywoodianos, entre eles Brad Pitt, Scarlett Johansson, Kate Winslet e Oprah Winfrey, posaram para o artista segundo regras rígidas: sem maquiagem, sem produção e ainda tiveram que se contentar com café e um sanduíche para o almoço. A proposta sem glamour de Close é registrada numa Polaroid gigantesca que gera imagens de 20×24 polegadas. O resultado é maravilhoso e você pode ver clicando aqui.

A apresentadora e atriz Oprah Winfrey posa para Chuck Close. Em 1988, o fotógrafo sofreu um colapso da artéria vertebral.

Talento – Foam, a revista de fotografia mais legal do mundo, busca jovens fotógrafos através do programa anual “Foam Talent”. Se você tem entre 18 e 35 anos e algo diferente para mostrar, as inscrições vão até 12 de março e todas as informações de como enviar o seu trabalho se encontram aqui.

Residência – De 5 de maio a 30 de junho, o estúdio Das Weisse Haus e a Agência Criativa de Viena oferecem vagas para a residência artística “Interdisciplinary Vienna”. Destinada a curadores e teóricos estrangeiros, o programa é centrado na abertura criativa e aproximações entre diferentes suportes. Se você possui um projeto que aborda a mistura de artes plásticas, arquitetura, design, moda, mídia ou música –eventualmente usando a ciência como uma etapa inicial de produção– é só correr até o próximo dia 28 para entregar seu trabalho. Todas as informações você encontra aqui.

_ _

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.

Blogs da Folha