Entretempos

Imagens diluídas em diferentes suportes

 -

Editado por Daigo Oliva, editor-adjunto do Núcleo de Imagem da Folha, o blog aborda os diferentes suportes da imagem, com ênfase sempre na fotografia.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Chá das cinco

Por DAIGO OLIVA

Vai viajar para Londres?

Especialmente para o Entretempos, a fotógrafa alagoana Candice Japiassu indica um roteiro de mostras em cartaz na capital inglesa.

De fotografia a colagens e pinturas, muita coisa boa para visitar. Vai lá!

Pangaea: New Art From Africa and Latin America

Saatchi Gallery

A mostra coletiva reúne os dois continentes em trabalhos de 16 artistas contemporâneos, entre eles os brasileiros Antonio Malta Campos e Christian Rosa. Pinturas, fotografias, gravuras e uma instalação com “formigas gigantes”, do colombiano Rafael Gómezbarros, integram a exposição.

De 2/4 até 31/8

Hito Steyerl

ICA – Institute of Contemporary Arts

Exibição de cinco vídeos de Hito Steyerl, artista que aborda o feminismo, a militarização e a proliferação de registros gerados por tecnologias digitais. Em tempos de saturação de imagens e vigilância 24h, destaque para o vídeo: “How Not To Be Seen. A Fucking Didactic Educational .Mov File”. Brilhante! Uma parte do trabalho pode ser vista aqui.

Até 27/4

David Lynch – The Factory Photographs

Andy Warhol – Photographs 1976 – 1987

William S. Burroughs – The photography of William S. Burroughs

The Photographers’ Gallery

Em uma única galeria, três mostras de nomes célebres da cultura no século 20. O cineasta David Lynch, diretor de “Cidade dos Sonhos”, apresenta fotos de indústrias e fábricas, todas em preto e branco. Monocromáticas como as imagens de Andy Warhol, ícone da pop arte, em uma retrospectiva de fotografias feitas entre 1976 e 1987. Para completar, os registros do escritor americano William Burroughs são exibidos pela primeira vez.

Até 30/3

Atlas: Collected Works

Atlas Gallery

“20 Years in Photography” expõe o acervo da galeria, que reúne desde registros de Robert Capa e William Klein a Paolo Ventura e Nick Brant.

Até 26/4

Richard Hamilton

Tate Modern

Primeira retrospectiva do artista britânico, conhecido como um dos fundadores da pop art, exibe obras de design, pinturas e fotografias.

Até 26/5

Bailey’s Stardust

National Portrait Gallery

Retrospectiva de David Bailey, que além de fotografar moda e gente famosa, traz também uma série de natureza morta feita com caveiras e flores. Segundo o artista, as composições “são mais uma seleção de retratos”.

Até 01/6

Ruin Lust

Tate Britain
Uma antologia sobre a fascinação por “retratar” ruínas, desde o século 17 até os dias de hoje como, por exemplo, fotografias contemporâneas de pós-guerras. Inclui mais de 100 obras de artistas como J.M.W Turner, Eduardo Paolozzi, Rachel Whiteread e Tacita Dean. Belíssima exposição.

Até 18/5

James Turrell: Recent Works

Pace Gallery

Quatro grandes instalações que trabalham essencialmente com as cores. Todas lidam com materiais fundamentais para Turrell nos últimos 50 anos: luz e estruturas arquitetônicas. Eu confesso que fui além da proposta do artista e, ao invés de escutar os murmúrios dos espectadores, coloquei meus fones de ouvido para escolher minha própria trilha sonora e acompanhar aquele espetáculo de cores… Indescritível.

Até 5/4

Mais:

– “About Color”, de Sarah Moon na Michael Hoppen Gallery, até 5/4

Sarah Jones, na Maureen Paley Gallery, até 19/4

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.

Blogs da Folha