De última hora, Pedro Martinelli participará de debate no MIS-SP

Por DAIGO OLIVA

Em cima – De última hora, o fotojornalista Pedro Martinelli fará parte da programação do III Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia, evento promovido pelo MIS, Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Martinelli vai integrar o primeiro debate do encontro nesta quinta (22), às 16h, sobre seu fotolivro “Gente X Mato”, publicado em 2008. Ao lado do designer Ciro Girard e do jornalista Marcelo Macca, com mediação de Iatã Cannabrava, os participantes falarão sobre o processo de edição da obra. O bate-papo já fazia parte do festival, mas agora ganha a presença do autor da publicação. O “Encontro” também abriga oficinas e leituras de textos críticos sobre fotografia selecionados via convocatória prévia. Gratuito, o evento acontece de quinta (22) até sábado (24). Confira a programação completa aqui.

Grátis – Dica esperta do fotógrafo Gabo Morales: Na última semana, o MET, Metropolitan Museum of Art, disponibilizou quase 400 mil imagens de seu acervo em alta resolução para serem baixadas gratuitamente e sem a necessidade de autorização –tudo, claro, desde que não seja para uso comercial. Ou seja, mais de 500 obras de Picasso estão ao alcance digital dos visitantes do site do MET, assim como pinturas de Monet, Van Gogh e Degas. O acervo ainda conta com fotografias e trabalhos históricos de caligrafia, para o deleite de estudantes e pesquisadores. Para saber mais é só clicar aqui.

Brasil, sil, sil – O PHotoEspaña, maior festival de fotografia do país ibérico, anunciou a lista de convidados para sua próxima edição com a presença de seis brasileiros. Enquanto a gaúcha Raquel Brust fará uma mostra individual do projeto “Giganto” –produção que a artista exibiu nas pilastras do Minhocão, em São Paulo, na versão nacional do PHotoEspaña–, outros cinco brasileiros participarão da exposição coletiva “Elemento Latente”. São eles: Carolina Krieger, Gustavo Lacerda, Mariza Versiani, Marlos Bakker e Stefan Schmeling. O festival acontece de 4/6 a 27/7. Confira a programação aqui.

Contemporâneos – Neste sábado (24), a editora Cobogó lança o livro “Fotografia na arte brasileira séc. XXI”, organizado por Isabel Diegues e Eduardo Ortega. A publicação reúne 39 artistas que elegeram a fotografia como eixo central de sua obra, entre eles Cao Guimarães, o coletivo Cia de Foto, Rogerio Canella, Cris Bierrenbach e Rochelle Costi. O evento de inauguração acontece na galeria Pivô, no térreo do edifício Copan, às 15h, com debate entre Claudia Andujar, Rodrigo Braga e Pedro Motta, fotógrafos que integram a publicação. Clique aqui para saber mais.

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.