Dia mundial da fotografia é celebrado com debate e oficina no Rio de Janeiro

Por DAIGO OLIVA

Viva! – O Instituto Moreira Salles vai comemorar o dia internacional da fotografia com dois eventos em sua unidade carioca. O debate gratuito “Da descoberta isolada da fotografia no Brasil por Hercule Florence à fotografia hoje”, com mediação de Sergio Burgi e participação do pesquisador Boris Kossoy e do professor Joaquim Marçal, acontece nesta terça (19), às 19h. As senhas serão distribuídas 30 min antes do evento. Já a oficina “Daguerreótipos – O início da fotografia”, ministrada por Francisco Moreira da Costa, sobre a técnica criada em 1839, é limitada a 18 participantes e ocorre das 10h às 18h. O curso custa R$ 70. Para saber mais é só clicar aqui.

Curta fanzines – A marca de roupas Dercanvas São Paulo, em parceria com o estúdio de pesquisas A Liga, lançou no último dia 9 o minidocumentário “ZINE.doc”, sobre o universo dos fanzines em SP. Dirigido por Alice Neves, o curta passeia pela cena atual de publicações independentes na cidade, com depoimentos dos responsáveis pelas editoras Kaput Livros, Meli Melo Risograph, Drüm, Contra e Pingado-Prés. Alguns deles já foram personagens de uma postagem anterior do Entretempos 😉 . Após o lançamento, as empresas disponibilizaram o vídeo completo on-line. Veja abaixo.

Rebel Rebel – Nesta segunda (18), a rede de TV Al Jazeera lançará a série “Rebel Architecture”, sobre profissionais que usam a arquitetura como forma de resistência e ativismo. Personagens do Vietnã, Nigéria, Espanha, Paquistão, Brasil e de territórios ocupados da Cisjordânia falarão sobre problemas urbanos e sociais que enfrentam ao projetar espaços para grandes comunidades. O pedreiro Ricardo Oliveira, definido pelo programa como um “arquiteto informal”, diz ter construído mais de cem casas na favela da Rocinha, no Rio, sem nenhum aprendizado formal. Ele explica como essas construções atendem às necessidades sociais e orçamentárias de seus clientes. Já o arquiteto Santiago Cirugeda, que trabalha em Sevilha, recupera espaços urbanos abandonados usando estruturas móveis feitas a partir de materiais reciclados. Para saber mais e assistir aos vídeos é só clicar aqui.

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.