MIS abre inscrições para programa dedicado a novos fotógrafos de SP

Por DAIGO OLIVA

Nova de novo – Até 14/10, o MIS receberá inscrições para a edição 2015 do programa Nova Fotografia. Voltado para artistas pouco conhecidos, a convocatória oferece uma mostra individual no espaço batizado como “Nicho”, no térreo do museu. Desde 2011, o MIS seleciona seis projetos fotográficos –e três suplentes– para serem expostos durante 45 dias cada um. Poderão participar apenas fotógrafos residentes no Estado de São Paulo, cujo trabalho nunca foi exposto no Brasil nem no exterior. O regulamento completo e a ficha de inscrição você encontra em mis-sp.org.br.

Oscar – Já as inscrições para o Paris Photo–Aperture Foundation PhotoBook Awards vão até o próximo dia 12. Um dos prêmios mais importantes para publicações de fotografia ocorre em paralelo à feira homônima realizada na capital francesa e foi vencido em 2014 por uma brasileira –Rosângela Rennó com a obra impronunciável “A01 [COD.19.1.1.43] — A27 [S | COD.23]” na categoria de melhor livro do ano– e pelo espanhol Óscar Monzón com “Karma”, que ganhou como melhor fotolivro de estreia. Nesta edição, a novidade é a inclusão de uma terceira categoria, para catálogos. Clique aqui para saber mais.

Globo de Ouro – Se o Paris Photo só acontece em novembro, o Dummy Award, prêmio dedicado a maquetes de fotolivros, já anunciou seus vencedores. Um júri formado por fotógrafos como Cristina De Middel, Todd Hido e Carlos Spottorno, deu o prêmio maior para “Island on My Mind”, de Irina Rozovsky. O segundo e o terceiro lugar ficaram para o trio Mafalda Rakos, Iuna Vieira, Raphael Reichl, pela obra “3rd Generation”, e para “Scrap Book”, de Hajime Kimura. O fotógrafo e amigo Fabio Messias fez o favor de conseguir o link com as imagens da publicação vencedora (confesso que eu não sei muito bem o que achar do trabalho). É só clicar aqui.

Métodos – A 10ª edição do Seminário Arte, Cultura e Fotografia – imagens: práticas e metodologias do MAC USP acontece no auditório da nova sede do museu, ao lado do Parque do Ibirapuera, entre os dias 15 e 19/9. Além de pesquisadores de universidades de Portugal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, o evento trará conferências da antropóloga Lilia Schwarcz e do historiador Charles Monteiro, além de depoimentos das artistas Dora Longo Bahia e Sandra Gamarra. Com coordenação do curador Tadeu Chiarelli, a programação tem como foco métodos e estratégias para a imagem no campo da pesquisa acadêmica. Para saber mais é só clicar aqui.

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.