‘Carpoolers’, de Alejandro Cartagena

Por DAIGO OLIVA
Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

‘Carpoolers’, de Alejandro Cartagena (autopublicado) – O ensaio do fotógrafo dominicano Alejandro Cartagena já era bem conhecido muito antes de se tornar um livro. Nos últimos anos, “Carpoolers” foi exibido na Europa, nos EUA e em muitos países da América Latina, além de ter recebido prêmios e menções em diversas competições. As imagens mostram trabalhadores mexicanos da construção civil deitados na traseira de picapes no caminho para o trabalho. Cartagena documentou a passagem desses carros e de seus passageiros sempre por cima de uma ponte, perpendicular ao chão. Parecem imigrantes ilegais escondidos ao atravessar a fronteira, e aí está uma das graças do ensaio. Minha grande dúvida ao comprar o fotolivro é se a obra seria uma seqüência aborrecida e repetitiva de carros e mais carros. Não é.
O dominicano constrói uma edição inteligente e bem-humorada, em que a publicação vai ganhando movimento. As fotografias começam estáticas, mas depois passam a ser cortadas e divididas, continuando nas páginas seguintes. Em alguns momentos, ele inverte o ponto de vista e fotografa o céu e as placas da estrada, como se ele fosse um trabalhador nas boleias. Surpreendente!
A combinação das imagens também é muito bem pensada, sempre com elementos que conversam entre si. O fotolivro vem com um jornal dentro –é
a ditadura do objeto, presente em várias obras atuais. A capa tem um desenho de uma picape e um quadrado vazado, mostrando parte da foto que abre o livro. Parece até uma publicação infantil, mas nada que derrube a obra.

Avaliação: ótimo 

Haikai: em críticas curtas, o blog comenta fotolivros lançados neste ano.

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.