Mostra SP de Fotografia revela cidade de empenas cegas e fios emaranhados

Por DAIGO OLIVA

O texto abaixo foi publicado originalmente na “Ilustrada” por Silas Martí.

Das empenas cegas que ganharam vulto na paisagem paulistana desde que os outdoors foram varridos do mapa a emaranhados de fios no alto dos postes, é uma São Paulo bruta, mas nem por isso feia, que surge nas imagens da Mostra SP de Fotografia. Em sua sexta edição, o evento que toma o bairro da Vila Madalena, na zona oeste, espalha obras de 81 artistas por 34 espaços.

Entre os nomes escalados está João Linneu, fotógrafo que registrou na série “Barril de Amontillado” 3.000 empenas cegas em caminhadas obsessivas. “Andei todos os quarteirões e fui marcando prédio a prédio”, diz o artista.
“É um trabalho que não acaba, é meio infinito.” Nessa mesma pegada urbana, o jornalista Leão Serva, que já havia lançado um livro com fotografias de nós de fios elétricos, organiza mostra na galeria Mezanino (r. Cunha Gago, 208) com artistas que retrataram cenas semelhantes, entre eles clássicos como Geraldo de Barros e contemporâneos como Cássio Vasconcellos.

Foto da série ‘Barril de Amontillado”, de João Linneu; abaixo, mapa das empenas cegas registradas pelo artista

Serva, também colunista da Folha, criou a campanha #malditosfios, que pede o enterramento dos fios da cidade. Fora a paisagem da metrópole, a mostra traz registros de seus personagens. Antônio Emygdio passou uma semana retratando imigrantes haitianos que acabam de chegar à SP. “São retratos só de rosto, com iluminação bonita, como de estúdio”, diz Emygdio.

Pela primeira vez, o evento é realizado no mês de junho –antes, a programação ocorria em janeiro, próximo ao aniversário da cidade. Com curadoria de Mônica Maia, Fernando Costa Netto e Alexandre Belém, a mostra também terá uma mesa de discussão com apoio da revista “Zum”. No dia 25/6, às 19h30, na Galeria Nikon (rua Aspicuelta, 662), o professor Chico Homem de Melo e o arquiteto Santiago d’Ávila farão um debate sobre A.C. d’Ávila, cujo ensaio “Estação da Luz” está na última edição da publicação.

MOSTRA SP DE FOTOGRAFIA
QUANDO de 11/6 a 11/7
ONDE vários endereços na Vila Madalena, em São Paulo;
detalhes em mostraspdefotografia.com.br
QUANTO grátis

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.