Artistas levam farol para alto de pico para dialogar sobre suas produções

Por DAIGO OLIVA

Ronda – No próximo sábado (18), às 15h, na Casa Tomada, em São Paulo, será aberta a exposição “RONDA – Parte 1”, de Flora Leite e Maura Grimaldi. Na mostra, serão exibidos vídeos, fotografias, desenhos e textos produzidos a partir de uma ação, realizada no Pico do Selado, no sul de MG, na qual as artistas passaram uma noite operando uma estrutura que remete a faróis náuticos. Segundo Maura, a ideia de “construir um farol e subir para uma montanha tem a ver com uma imagem poética ao mesmo tempo em que é a possibilidade de explorar questões que relacionam o trabalho de ambas”. “Flora possui um trabalho mais voltado para as linguagens tridimensionais
e do desenho, enquanto eu tenho um interesse no universo fotográfico e seus aparatos”, explica ela. No dia 1º/8, a exposição ainda terá a estreia de dois filmes: “Fly Me”, ficção científica dirigida por Flora, e “Trabalho de Ronda”, de Alexandre Wahrhaftig, com os bastidores da obra. “RONDA – Parte 1”
fica em cartaz até 22/8 na Casa Tomada (r. Brás Cubas, 335, Aclimação,
tel. 11-2532-7455, de quarta a sábado, das 15h às 20h). Saiba mais aqui.

No alto – A Feira Plana, maior evento de publicações independentes do país, inaugurou na última semana, no Elevado (r. Dr. Albuquerque Lins, 489), uma biblioteca com mais de mil exemplares de zines, que ficarão disponíveis para pesquisa gratuita. O espaço funciona todos os dias, de seg. a qui., das 10h às 19h, sex. e sáb., das 10h às 22h, e domingo, das 13h às 18h. Para saber mais sobre a Feira Plana é só clicar aqui. Clique aqui para mais sobre o Elevado.

No chão – O Trama, grupo de estudos sobre fotolivros, fará uma oficina com exercícios de edição e muitas imagens no chão. Entre 29/7 e 1/8, na Oficina Cultural Oswald de Andrade (r. Três Rios, 363, tel. 11-3222-2662), Fabio Messias e Walter Costa darão aulas nas quais os alunos trabalharão na realização de um boneco de fotozine –desde a edição de imagens até as ferramentas para diagramação, impressão e encadernação. As inscrições para as oito vagas do curso acabam no dia 22. Para saber mais é só clicar aqui.

Assina aqui – Já faz alguns meses que várias unidades da Livraria Cultura disponibilizaram em suas prateleiras fotolivros de importantes editoras como a Mack e a RM. O curioso é que alguns exemplares da Mack, como “Holy Bible”, de Adam Broomberg e Oliver Chanarin, e “Perpetual Season”, de Grégoire Pujade-Lauraine, estão autografados. Para quem gosta de ter a assinatura dos autores em suas publicações, aí vai a dica para um joguinho
de sorte. É bom lembrar que não é incomum livros da editora virem assim.

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.