Atentado terrorista na França antecipa final da feira de fotografia Paris Photo

Por DAIGO OLIVA

A série de atentados terroristas em Paris na última sexta-feira (13) antecipou o final da feira de fotografia Paris Photo, a maior importante do gênero no mundo. A décima nona edição do evento, que havia começado na quinta (12), ocorreria até este domingo (15). O festival também não foi aberto no sábado.

Os ataques, que atingiram seis locais, deixaram até o momento 129 mortos e 352 feridos, dos quais 99 estão em estado grave. Sete dos responsáveis pelos ataques foram mortos. Na noite de sábado, a organização da feira emitiu um comunicado explicando que, “seguindo a decisão do Ministério da Cultura e da Comunicação, todas as instituições culturais da Île-de-France [região norte-central da França] abertas ao público, incluindo o Grand Palais [onde o evento é realizado], devem ficar fechadas neste domingo”. Diante da decisão, eles anunciaram, “com tristeza”, o fechamento antecipado desta edição.

Antes, na sexta, o Paris Photo e a fundação Aperture anunciaram os vencedores de 2015 do Photobook Awards. Na categoria para livros de estreia, o ganhador foi o espanhol Daniel Mayrit com “You Haven’t Seen Their Faces”, enquanto o escolhido como fotolivro do ano foi “Illustrated People” (RVB Books), de Thomas Mailaender. A próxima edição do evento está marcada para o fim de abril de 2016, em Los Angeles. A comemoração do 20º Paris Photo também já tem data certa: entre os dias 10 e 13/11 do ano que vem.

Leia a nota completa divulgada pela organização:

“Caros visitantes,

Seguindo a decisão do Ministério da Cultura e da Comunicação, todas instituições culturais da Île-de-France abertas ao público, incluindo o Grand Palais, serão fechadas neste domingo, até novo aviso. Assim, a Reed Expositions lamenta anunciar o encerramento da edição 2015 do Paris Foto. A Reed Expositions, a equipe do Paris Foto e todos os expositores oferecem sinceras condolências e solidariedade às famílias das vítimas dos ataques e compartilham do luto nacional decretado pelo presidente.”

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.