Fotos perdidas de Robert Capa, David Seymour e Gerda Taro na Guerra Civil Espanhola vêm a SP

Por DAIGO OLIVA

Mexicana – Numa parceira com o ICP (International Center of Photography), a Caixa Cultural de SP inaugura no próximo dia 23 a exposição “A Valise Mexicana: A Redescoberta dos Negativos da Guerra Civil Espanhola”, com fotos tomadas pelo casal Robert Capa e Gerda Taro, além de imagens realizadas por David “Chim” Seymour. A mostra gratuita exibe cerca de 4.500 negativos que foram encontrados na Cidade do México em uma valise que estava desaparecida desde o fim do conflito, em 1939. Capa, húngaro que morreu aos 40 anos, em 1954, célebre pelos registros do Dia D, na Segunda Guerra, e Seymour, conhecido até então por ter documentado o cotidiano dos espanhóis à sombra da guerra, foram dois dos quatros fotógrafos fundadores da lendária agência Magnum. Ao mesmo tempo em que é ultravenerado, Capa também vive sob diversas polêmicas póstumas. Uma de suas imagens mais conhecidas, “A Morte do Soldado Legalista”, por exemplo, feita em Córdoba durante a Guerra Civil Espanhola, é alvo de controvérsia desde os anos 1970. Pesquisadores dizem que ele estaria em outra cidade quando a foto foi feita –ou até mesmo que Gerda seria a real autora do registro. A exposição na Caixa (pça. da Sé, 111, tel. 11-3321-4400) é uma grande oportunidade para ver imagens de profissionais que mudaram a natureza da fotografia de guerra, reinventando-a de modo que encontra ecos até hoje. Junto à mostra, haverá um minicurso de fotojornalismo nos dias 6 e 13/8; 3 e 10/9. As inscrições poder ser feitas até 5/8 em valisemexicana@gmail.com

X

Programada – Também na Caixa Cultural de SP, a pesquisadora e professora da FAU-USP Giselle Beiguelman inaugura no sábado (16) a exposição “Cinema Lascado”. Recorte dos últimos 10 anos de produção da artista, a mostra gratuita com curadoria de Eder Chiodetto exibe fotos, vídeos e obras inéditas que se utilizam de softwares, ferramentas e aparatos eletrônicos de várias gerações para discutir, entre outras questões, o consumo desenfreado de tecnologia e a obsolescência programada. “Cinema Lascado” fica em cartaz até 25/9, de terça a domingo, das 9 às 19h.

Segundo ato – A fotógrafa Lenise Pinheiro lança, no dia 19, o livro “Fotografia de Palco II”, com imagens de sua trajetória documentando o universo do teatro, desde cenas no palco até bastidores das montagens. Colaboradora da Folha desde 1998, ela publica a segunda parte de “Fotografia de Palco” oito anos depois do primeiro lançamento e dois depois de produzir “Teatro Oficina”, coletânea de fotos que realizou do grupo encabeçado por Zé Celso Martinez Corrêa. O evento do dia 19 ocorrerá no Sesc Pompeia (r. Clélia, 93, tel. 11-3871-7700), às 20h, com sessão de autógrafos.

***

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.