Entretempos

Imagens diluídas em diferentes suportes

 -

Editado por Daigo Oliva, editor-adjunto do Núcleo de Imagem da Folha, o blog aborda os diferentes suportes da imagem, com ênfase sempre na fotografia.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Dora Longo Bahia e Vijai Patchineelam vencem bolsa de fotografia promovida pela revista ‘ZUM’

Por DAIGO OLIVA

Os projetos “Brasil x Argentina (Amazônia e Patagônia)”, da paulista Dora Longo Bahia, e “Sambashiva”, do fluminense Vijai Patchineelam, são os vencedores da quarta edição da bolsa de fotografia ZUM/IMS, concedida pela revista “ZUM” e pelo Instituto Moreira Salles.

“Brasil x Argentina” prevê a construção de uma instalação audiovisual que faça um paralelo entre o derretimento das geleiras de Perito Moreno, na Patagônia argentina, e as queimadas na Amazônia. Ex-aluna do artista Nelson Leirner, Dora Longo Bahia, 54, dedica-se a criações multimídia. Transita pela pintura e usa a fotografia como base de muitos de seus trabalhos.

Patchineelam, filho de um indiano e de uma brasileira, cria obras de cunho político. Seu projeto, “Sambashiva”, propõe-se a cavoucar o acervo fotográfico de seu pai, o cientista Sambasiva Rao Patchineelam, e questionar temas como autoria e apropriação das imagens.

Cada um desses dois projetos receberá uma bolsa de R$ 65 mil e terá oito meses para desenvolver o trabalho. Já foram contemplados em outras edições coletivos como o Trëma e o Garapa, além dos fotógrafos Letícia Ramos, João Castilho, Bárbara Wagner e Helena Martins-Costa. Neste ano, o edital recebeu mais de 800 projetos, enviados de todas as regiões do Brasil.

Participaram do júri da bolsa Luiz Camillo Osório, crítico de arte e professor de estética e história da arte na UniRio e na PUC-RJ, Thyago Nogueira, editor da “ZUM” e coordenador de fotografia contemporânea do IMS, Heloisa Espada, coordenadora de artes visuais do IMS, Lorenzo Mammì, curador de programação e eventos do IMS, e Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS.

***

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.

Blogs da Folha