Segunda edição do festival Campo Expandido, em Londrina, centra discussões em torno dos fotolivros

Por DAIGO OLIVA

A cidade de Londrina recebe de quarta (9) a sábado (12) a segunda edição do festival Campo Expandido, que neste ano reúne, para palestras e oficinas, o pesquisador e curador pernambucano Moacir dos Anjos, a designer Elaine Ramos e os fotógrafos Felipe Russo, Ivan Padovani, Letícia Lampert e Gabo Morales –este último representante do coletivo paulista Trëma–, entre outros.

Com curadoria de Rogério Ghomes e Guilherme Gerais, o evento terá o universo dos fotolivros como tema. Para isso, promove uma exposição grátis, até 20/12, na qual 30 autores apresentam um panorama de obras brasileiras. Visitantes poderão ver, no Centro Cultural Sesi/AML, títulos de artistas como Miguel Rio Branco, Bárbara Wagner, Laura Del Rey e André Penteado.

Além da mostra, haverá oficinas dirigidas ao tema, caso do workshop de Walter Costa e Fabio Messias, membros do grupo de estudos de fotolivros Trama, no qual discorrerão sobre narrativas fotográficas para publicações impressas. Da mesma forma, a fotógrafa gaúcha Letícia Lampert, que lançará o fotolivro “拆 [CHAI]” durante o evento, fará na quinta (10) uma palestra sobre o assunto, assim como a ex-editora de arte da Cosac Naify Elaine Ramos, que falará sobre design de livros.

Outros dois títulos serão lançados no festival: “Pretexto”, de Fernanda Grigolin, e “O Livro de Artista e a Enciclopédia Visual”, de Amir Brito Cadôr. O festival também ocorre em outros dois locais: no auditório Vilanova Artigas e no departamento de design da Universidade Estadual de Londrina. Veja a programação completa e endereços do festival em campoexpandido.com.

***

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.