Entretempos

Imagens diluídas em diferentes suportes

 -

Editado por Daigo Oliva, editor-adjunto do Núcleo de Imagem da Folha, o blog aborda os diferentes suportes da imagem, com ênfase sempre na fotografia.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Elton John comprou seis imagens dos protestos de 2013 registradas por brasileiro vencedor do Pulitzer

Por DAIGO OLIVA

No começo dos anos 1990, o cantor britânico Elton John iniciou uma coleção de fotografias que hoje conta com mais de 8.000 imagens. Um recorte modernista de quase 200 obras deste acervo está exposto atualmente na mostra “The Radical Eye”, na Tate Modern, em Londres, com peças de importantes artistas como Man Ray, André Kertész, Aleksandr Rodchenko e Dorothea Lange –incluindo “Migrant Mother”, registro emblemático da fotógrafa norte-americana. O músico, que diz ter trocado o vício em álcool pelo colecionismo, chega a comprar quatro fotos por semana.

Em 2013, um brasileiro passou a fazer parte desta coleção. Trata-se do fotojornalista Mauricio Lima, vencedor do Pulitzer neste ano com registros da crise dos refugiados. O tema das fotografias adquiridas pelo autor de “Tiny Dancer” e “Rocket Man”, no entanto, é a série de manifestações que varreram o Brasil em junho de 2013. O músico conheceu o trabalho do brasileiro por meio do “New York Times”, jornal no qual as imagens foram publicadas originalmente.

Depois, a venda de seis imagens de 60 x 90 cm foi realizada pela DOC Galeria, que representa o fotógrafo –devido a uma cláusula de confidencialidade, o valor do negócio não pode ser divulgado. Esta não é a primeira vez que Elton John compra imagens de fotojornalistas. Em entrevista ao “CBS Sunday Morning”, o cantor exibiu o registro já clássico do fotógrafo Richard Drew, da agência de notícias Associated Press, de um homem caindo do alto de uma das torres do World Trade Center, atacadas em 11/9/2001. O Entretempos entrou em contato com a assistente do músico, que confirmou a compra das fotos de Mauricio Lima, mas se recusou a responder outras perguntas.

***

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.

Blogs da Folha