Fotolivro compila fotos de ditador norte-coreano para discutir uso político de imagens oficiais

Por DAIGO OLIVA

O divertido “Kim Jong IL Looking at Things”, fotolivro do português João Rocha, não faz parte da minha coleção, mas do acervo da Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles, em São Paulo. Como diz o título, a obra mostra o ditador norte-coreano Kim Jong Il olhando para coisas.

Parece idiota, mas força um olhar interessante sobre o uso político das imagens. Kim Jong Il morreu em 2011. Um ano antes, João Rocha criou um Tumblr no qual compilava essas imagens oficiais calculadamente cotidianas de Kim, nas quais ele olha para mapas, para tubos de metal, para trabalhadores, para garrafas dágua, para monitores, para canetas, para rabanetes, para refrigerantes, entre tantas outras coisas. A questão aqui é que esses registros eram usados pela mídia oficial norte-coreana para humanizar o ditador, mostrá-lo como um homem do povo.

Nada mais do que uma tática clássica dos políticos. É só lembrar das fotografias de candidatos aqui no Brasil em época de eleição. As imagens sempre foram usadas para propaganda. Agradecimentos a Miguel Del Castillo, curador da Biblioteca de Fotografia do IMS.

***

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.