Fotógrafo da Magnum registra 7 homens que dizem ser a reencarnação de Jesus

DAIGO OLIVA

“The Last Testament”, de Jonas Bendiksen, foi o vencedor do prêmio Pictures of the Year na categoria de melhor fotolivro de 2017. Publicado em setembro pela Aperture junto à GOST, a obra do norueguês conta a história de sete homens que dizem ser a segunda reencarnação de Jesus Cristo.

Enquanto esteve com eles, o fotógrafo contou em entrevistas que se esforçou para acreditar em tudo o que diziam. Assim entenderia por que a história do retorno do Messias sempre se manteve tão poderosa. Embora exista esse discurso de respeito, a visão retratada no trabalho muitas vezes é cética e escorrega para o sarcasmo.

Isso fica mais evidente quando Bendiksen registra a rotina de Inri Cristo, figura popular no imaginário brasileiro. Como se veste com o mesmo visual de Jesus, com uma coroa de espinhos, e é acompanhado por Inricretes, Inri exala comicidade.

Para ser justo com o norueguês, a maneira como fotografar não é ácida. São as histórias que, por si só, provocam o riso –ainda mais para quem é cético.

***

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.

Deixe uma resposta