Conclaves por Lalo de Almeida
O fotojornalista Lalo de Almeida foi ao Vaticano em 2005 e 2013 para registrar as duas últimas transições da igreja católica para a Folha.
Nesse vídeo, feito exclusivamente para o Entretempos, ele narra a experiência da cobertura jornalística de um dos eventos mais grandiosos da humanidade, carregado de rituais, cerimônias e, principalmente, restrições aos profissionais que ali trabalharam.
As imagens emocionam não só pelo senso estético cirúrgico do fotógrafo, mas também pela preocupação em refletir como estamos fotografando e publicando nos jornais.
“Por mais difícil que seja, é preciso ter a coragem de dar as costas para a notícia. É preciso investir numa abordagem diferente. Não dá mais para ver no jornal impresso a mesma imagem que você já viu num site no dia anterior”, conclui.
Que as palavras de Lalo de Almeida ajudem todos a pensar em como o jornalismo pode se reinventar em grandes coberturas.
ps1. As fotografias presentes em “Conclaves” foram editadas pelo fotógrafo em parceria com o blog. Elas estão intercaladas sem ordem cronológica, misturando momentos de 2005 e 2013.
ps2. A bonita trilha deste vídeo é de autoria do projeto Eulália, gentilmente cedida por André Mesquita. A música “Plethora” pode ser encontrada em eulalia.bandcamp.com/
ps3. Por algum probleminha do publicador, não conseguimos alterar o tamanho do vídeo para a mesma largura da página. A vida é dura e vamos deixar assim até que seja possível arrumar.
Pensamento lúcido do grande Lalo de Almeida.
Bom pensar! Que suas palavras sejam ouvidas.
Toni, bacana ver você por aqui. Um abraço!
A fala do Lalo lembrou bastante o trabalho do Martin Parr para o The Guardian no recente casamento real: http://www.guardian.co.uk/uk/gallery/2011/apr/29/walsall-celebrates-royal-wedding
Bem legal, Ader!