Chá das cinco
Vai viajar para Londres?
Especialmente para o Entretempos, a fotógrafa alagoana Candice Japiassu indica um roteiro de mostras em cartaz na capital inglesa.
De fotografia a colagens e pinturas, muita coisa boa para visitar. Vai lá!
Pangaea: New Art From Africa and Latin America
A mostra coletiva reúne os dois continentes em trabalhos de 16 artistas contemporâneos, entre eles os brasileiros Antonio Malta Campos e Christian Rosa. Pinturas, fotografias, gravuras e uma instalação com “formigas gigantes”, do colombiano Rafael Gómezbarros, integram a exposição.
De 2/4 até 31/8
Hito Steyerl
ICA – Institute of Contemporary Arts
Exibição de cinco vídeos de Hito Steyerl, artista que aborda o feminismo, a militarização e a proliferação de registros gerados por tecnologias digitais. Em tempos de saturação de imagens e vigilância 24h, destaque para o vídeo: “How Not To Be Seen. A Fucking Didactic Educational .Mov File”. Brilhante! Uma parte do trabalho pode ser vista aqui.
Até 27/4
David Lynch – The Factory Photographs
Andy Warhol – Photographs 1976 – 1987
William S. Burroughs – The photography of William S. Burroughs
Em uma única galeria, três mostras de nomes célebres da cultura no século 20. O cineasta David Lynch, diretor de “Cidade dos Sonhos”, apresenta fotos de indústrias e fábricas, todas em preto e branco. Monocromáticas como as imagens de Andy Warhol, ícone da pop arte, em uma retrospectiva de fotografias feitas entre 1976 e 1987. Para completar, os registros do escritor americano William Burroughs são exibidos pela primeira vez.
Até 30/3
Atlas: Collected Works
“20 Years in Photography” expõe o acervo da galeria, que reúne desde registros de Robert Capa e William Klein a Paolo Ventura e Nick Brant.
Até 26/4
Richard Hamilton
Primeira retrospectiva do artista britânico, conhecido como um dos fundadores da pop art, exibe obras de design, pinturas e fotografias.
Até 26/5
Bailey’s Stardust
Retrospectiva de David Bailey, que além de fotografar moda e gente famosa, traz também uma série de natureza morta feita com caveiras e flores. Segundo o artista, as composições “são mais uma seleção de retratos”.
Até 01/6
Ruin Lust
Tate Britain
Uma antologia sobre a fascinação por “retratar” ruínas, desde o século 17 até os dias de hoje como, por exemplo, fotografias contemporâneas de pós-guerras. Inclui mais de 100 obras de artistas como J.M.W Turner, Eduardo Paolozzi, Rachel Whiteread e Tacita Dean. Belíssima exposição.
Até 18/5
James Turrell: Recent Works
Quatro grandes instalações que trabalham essencialmente com as cores. Todas lidam com materiais fundamentais para Turrell nos últimos 50 anos: luz e estruturas arquitetônicas. Eu confesso que fui além da proposta do artista e, ao invés de escutar os murmúrios dos espectadores, coloquei meus fones de ouvido para escolher minha própria trilha sonora e acompanhar aquele espetáculo de cores… Indescritível.
Até 5/4
Mais:
– “About Color”, de Sarah Moon na Michael Hoppen Gallery, até 5/4
Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.
Influenciado pelo “Tao Te Ching”, George Harrison cantou “Without going out of my door I can know all things of earth. Without looking out of my window I could know the ways of heaven”. Londres, aqui vou eu!
Se você não vai à Londres, Londres vem até você