Quatro exposições para visitar nesta quarta-feira
Não só nesta quarta-feira (29), mas até o dia 8 de julho, pelo menos, São Paulo oferece quatro exposições fotográficas –ou que envolvem acervos com fotografias– que valem a visitação. Veja abaixo as opções na capital paulista que o Entretempos selecionou para o leitor:
Pinacoteca – Parte da coleção da alemã radicada na Espanha Helga de Alvear, voz respeitada na cena da arte contemporânea europeia, está em cartaz na Pinacoteca, numa das maiores mostras do museu paulistano neste ano. Uma seleção de 137 trabalhos, entre eles peças de importantes nomes da fotografia como Cindy Sherman, Ed Ruscha (imagem que abre este post), Bernd & Hilla Becher, Thomas Ruff e Philip-Lorca DiCorcia (foto acima), é exibida no primeiro piso da Pinacoteca.
FORA DA ORDEM – OBRAS DA COLEÇÃO HELGA DE ALVEAR
QUANDO de qua. a seg., das 10h às 17h30; até 26/9
ONDE Pinacoteca, pça. da Luz, 2, tel. (11) 3324-1000
QUANTO R$ 6 (grátis aos sábados)
Itaú Cultural – Mostra que integra a quarta edição do Fórum Latino-Americano de Fotografia de SP, a exposição revela imagens da América Latina a partir de arquivos criados em processos “cheios de vícios coloniais”. Temas como revoltas populares, criminalidade, escravidão, extermínio indígena e repressão política são discutidas em imagens selecionadas pelo artista equatoriano Coco Laso com registros de índios feitos pelo seu bisavô ou nas fotografias de “Cabanagem”, de André Penteado (foto acima), sobre rastros da revolta no Grão-Pará no Brasil contemporâneo.
ARQUIVO EX MACHINA: ARQUIVO E IDENTIDADE NA AMÉRICA LATINA
QUANDO ter. a sex., das 9h às 20h, sáb., dom. e feriados, das 11h às 20h; até 7/8
ONDE Itaú Cultural, av. Paulista, 149, tel. (11) 2168 1777
QUANTO grátis
Casa Triângulo – A exposição é a “maior de caráter comercial de Alair Gomes realizada até hoje”, explica o curador Eder Chiodetto no texto que acompanha a mostra, uma vez que todo o arquivo do artista foi doado pelos herdeiros para a Biblioteca Nacional. “Young Male” apresenta, em sua maioria, obras do acervo de Robson Phoenix, como fragmentos das séries “Symphony of Erotic Icons, 1966 – 1978”, “A Window in Rio, 1977 – 1980” e “Viagens [Europa, Arte], 1969”. Na mostra, o olhar homoerótico de Alair (1921-1992), muito celebrado nos últimos anos, está presente em nus, registros de garotos a partir da janela do sexto andar de seu apartamento, em Ipanema, e fotografias de estátuas greco-romanas realizadas na sua primeira viagem à Europa.
YOUNG MALE: FOTOGRAFIAS DE ALAIR GOMES
QUANDO de ter. a sáb., das 11h às 19h; até 16/7
ONDE r. Estados Unidos, 1324, tel. (11) 3167-5621
QUANTO grátis
Blau Projects – Com 18 fotografias e três peças de bronze, a exposição “360 Metros Quadrados”, do mineiro Pedro David, mostra seu universo íntimo com imagens realizadas em sua casa, na região metropolitana de Belo Horizonte. A série agora em cartaz é uma continuação de uma ideia desenvolvida pelo artista desde 2008, com o trabalho “Aluga-se”, realizado a partir de visitas a apartamentos oferecidos para locação, quando ele buscava um local para morar.
360 METROS QUADRADOS
QUANDO de ter. a sáb., das 11h às 19h; até 8/7
ONDE Blau Projects, r. Fradique Coutinha, 1464, tel. (11) 3467 8819
QUANTO grátis
***
Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.