Como criar uma fotografia falsa de Messi cercado por quatro nigerianos na Copa

DAIGO OLIVA

Na semifinal da Copa do Mundo de 2002, ficou famosa uma foto do atacante brasileiro Denílson perseguido por quatro marcadores turcos. Nesta terça (26), uma imagem parecida teria ocorrido na partida entre Argentina e Nigéria. A cena: Messi está cercado por quatro nigerianos. No suposto registro, o argentino é agarrado pelo pescoço e empurrado por trás, enquanto o atacante Iheanacho fecha a passagem pelo lado esquerdo do jogador. Por fim, o defensor Omeruo dá um chute no ar. Messi parece driblar todos os adversários.

Tudo isso ocorreu, é verdade. Mas em momentos distintos. Veja abaixo como foi feita a construção da fotografia falsa que viralizou e que aumentaria o nível de genialidade do craque argentino –como se fosse necessário. Na imagem base, feita pelo fotógrafo Lee Smith, da Reuters, os nigerianos Musa e Oghenekaro Etebo disputam a bola com Messi.

O passo seguinte para realizar a montagem foi recortar o nigeriano Kenneth Omeruo da foto em que ele perde a corrida para Messi no primeiro gol da Argentina. A imagem foi feita por Michael Sohn, da agência de notícias Associated Press.

Faltava ainda o chute insano no ar. O que faria Kelechi Iheanacho com a perna no alto se Messi dominava a bola no chão? O atacante foi recortado de outra foto registrada originalmente por Lee Smith. Nesta imagem, o nigeriano disputa a bola com o argentino Nicolas Tagliafico.

Para ganhar um verniz de realidade, a montagem que circula em redes sociais tem, no canto superior direito, o logo do canal espanhol de TV Movistar Deportes. Ao se deparar com uma imagem espetacular demais, cheque sempre a veracidade da fotografia.

***

Curta o Entretempos no Facebook clicando aqui.

Deixe uma resposta